domingo, 6 de fevereiro de 2011

PERÚ QUERIDO


HISTÓRIA DO PERÚ

Quando chegaram os primeiros conquistadores espanhóis, já existia no Peru uma civilização muito adiantada. O país era habitado por chinchas, quéchuas e huancas. A primeira monarquia peruana se estabeleceu no século XI com Manco Cápac, fundador do Império Inca, cuja capital foi Cuzco. Esse império chegou a ser muito poderoso e alcançou um alto grau de cultura, mas já tinha iniciado sua decadência depois do reinando de Huaina Cápac (morto em 1525), quando os espanhóis desembarcaram em Tumbes com Pizarro em 1527.
O reinato do Peru, organizado por Francisco de Toledo em meados do século XVI, converteu-se durante os seguintes 200 anos na principal fonte de riqueza para Espanha graças, entre outras coisas, às minas de prata de Potosí.
1810-1824 A INDEPENDÊNCIA
Peru foi o principal bastão do poder espanhol durante o processo de independência das colônias americanas, devido a que do *virrey Abascal à frente do governo de Lima conseguiu acabar com as tentativas independentista de Equador, o Alto Peru e Chile, bem como conter ao sul da atual Bolívia aos exércitos revolucionários enviados desde Buenos Aires.
Mas a marcha de Abascal, unida aos conflitos internos desatados a raiz da implementação das reformas liberais em Espanha e a ofensiva do general San Martín desde Chile desgastaram o poder espanhol. Depois de um breve encontro em Guayaquil San Martín se retira a Buenos Aires e Simón Bolívar finaliza sua campanha militar com a batalha de Ayacucho (1824) que pôs ponto final ao domínio espanhol em Sudamérica.
1824-1844 O PERÍODO DA ANARQUÍA
Os confrontos regionais e entre caudilhos não permitiram a constituição de um poder central forte que unificasse ao país. As guerras civis se sucederam e inclusive Peru foi invadido pelo presidente Boliviano, Andrés de Santa Cruz, que integrou a Peru numa Confederação Peruano-Boliviana (1836-1839) dissolvida depois da guerra com Chile.
1844-1879 A ÉPOCA DO GUANO
(Excremento de aves marinhas que se encontra acumulada em grande quantidades nas costas peruanas)
Esse período de instabilidade chegou a seu fim quando surgiu a figura de do general Ramón Castilla, quem dominou a política peruana entre 1844 e a década dos anos 60. Ao descobrir-se os jazigos de guano a economia peruana se transformou e este produto se converteu na principal riqueza exportável do Peru. Os rendimentos procedentes do guano possibilitaram a construção de uma maquinaria política ao serviço de Castilla que deu estabilidade ao regime.
A morte de Castilla, o esgotamento dos jazigos de guano e os excessivos gastos do Estado conduziram à bancarrota, pese às tentativas reformistas implementados pela elite durante a presidência de Manuel Pardo (1872-1876).
A guerra do Pacífico contra Chile (1879-1883) evidenciou a profunda crise pela que atravessava o país: as tropas chilenas ocuparam Lima e Peru deveu ceder as províncias de Tacna, que depois recuperaria, e Arica, de maneira definitiva.
1884-1895 O CACERISMO
Uno dos heróis militares da guerra contra Chile, o general Andrés Avelino Cáceres se fez com o poder e durante uma década instaurou um regime autoritário sob o qual o país se foi recobrando da derrota sofrida e pondo as bases para a recuperação econômica.
1895-1919 A REPÚBLICA ARISTOCRÁTICA
Depois de uma breve guerra civil, os partidos Civil e Democrático expulsaram a Cáceres e instauraram um regime liberal sob o qual a elite civil assumiu o controle político. Baseado numa economia agro-exportadora e na alternância pacífica entre partidos, Peru viveu um período de grande estabilidade.
1919-1930 O REGIME DE LEGUÍA
As divisões internas na elite e os confrontos entre os partidos propiciaram o surgimento da figura de Augusto B. *Leguía, quem estabeleceu um regime de corte autoritário que se sustentou graças ao auge econômico dos anos 20. Neste período nasce o primeiro partido de massas da história do Peru, o APRA (Aliança Popular Revolucionária Americana), de corte reformista, socialista e indianista, fundado e dirigido por Víctor Raúl Tenha da Torre.
1930-1980 ANOS DE INSTABILIDADE POLÍTICA
Durante esses 50 anos se sucederam regimes civis e militares que não conseguiram dar continuidade institucional ao sistema político peruano. As ditaduras de corte corporativista de Luis Sánchez Cerro (1930-1933) e a conservadora de Óscar Benavides (1934-1939) foram seguidas por períodos de maior abertura: as presidências de Manuel Pardo (1939-1945) e de J.L. Bustamante (1945-1948).
O APRA, derrotado eleitoralmente promoveu uma insurreição armada em 1932 que foi violentamente reprimida. Estes fatos determinaram o veto do exército, que excluiu ao APRA do governo durante décadas, criando um clima de instabilidade política que desembocou na ditadura do general Manuel Odría com quem a direita atingiu em 1948 o poder que lhe negavam os eleitores.
Os fracassos reformistas experimentados durante as presidências de Manuel Prado e Fernando Belaunde Terry nos ano sessenta conduziu à instauração do regime militar encabeçado por Juan Velasco *Alvarado de tendência esquerdista que acentuou o intervencionismo estatal.
1980-2005 O PERÍODO DEMOCRÁTICO
O fracasso econômico da ditadura e o desgaste ao que se viu submetida deram passo à transição para a democracia que encarnou Fernando Belaunde Terry (1980-1985). Seu governo padeceu a forte atividade guerrilheira do grupo Sendero Luminoso, que progressivamente foi aumentando suas ações, sobretudo durante o período presidencial de Alan García (1985-1990) quem, ademais, teve do que defrontar a uma profunda crise econômica devida a um processo inflacionário.
Seu sucessor, Alberto Fujimori, conseguiu conter a crise econômica com um conjunto de medidas de corte neoliberal e conseguiu a detenção do líder do Sendero Luminoso, Abimael Guzmán. Apoiado nestes sucesso deu um autogolpe de estado em 1993 e estabeleceu um governo de corte autoritário apoiado nas Forças Armadas e no aparelho de inteligência dirigido por Vladimiro Montesinos.
A corrupção e fraude conduziram a sua queda no meio de grandes protestos depois da tentativa de conseguir uma segunda reeleição por meios fraudulentos. Depois de um período de transição encabeçado por Valentín Paniagua (2000-2001), celebraram-se eleições democráticas, resultando eleito presidente uno dos lideres que dirigiu a oposição a Fujimori, Alejandro Toledo para o período compreendido entre 2001 e 2006.
Fonte: www.ciberamerica.org
História do História do Peru

    Este é um artigo sobre
A História do História do Peru é um domínio de estudos de história que se estende desde as civilizações pré-incas até os dias de hoje.
Culturas litorâneas tais como os Moche e os Nazca floresceram entre 700 a.C. e 100 a.C.: A cultura Moche produziu notáveis instrumentos de metal e os mais excepcionais trabalhos em cerâmica da antiguidade, enquanto a cultura Nazca é conhecida pelo seu trabalho com têxteis e as enigmáticas Linhas de Nazca.
Tais culturas litorâneas começaram a declinar como resultado das intempéries que freqüentemente atingiam a região, causando enchentes durante certos períodos e secas noutros. Logo, as culturas que habitavam o interior do território, como os Huari e os Tiwanaku, se tornaram as culturas predominantes de uma vasta região.
Vice-reino do Peru
Quando da chegada do povo espanhol, em 1531, o território peruano acolhia a desenvolvida civilização inca. Centrado em Cuzco, o império inca se estendia por uma vasta região, desde o norte do Equador até o centro do Chile. Quando o conquistador espanhol Francisco Pizarro chegou à região, procurando por riquezas Incas, encontrou um império debilitado por uma recente guerra civil. Este capturou e executou o imperador Inca, Atahualpa, durante a Batalha de Cajamarca, em 16 de novembro de 1532. Em 23 de março de 1534, Pizarro já tinha restabelecido a cidade de Cuzco como uma nova colonia espanhola.
A constituição de um governo estável foi adiada devido a revoltas dos nativos contra os bandos apelidados Conquistadores (liderados por Pizarro e Diego de Almagro). Os espanhóis estabeleceram um sistema chamado encomienda, pelo qual obrigavam a população local a trabalhar em seu favor, tributando-os, e em troca forneciam-lhes proteção e catequização. O título de toda a terra pertencia ao rei da Espanha, que a arrendava aos desbravadores. Como governador do Peru, Pizarro usou o sistema de encomienda para ganhar poderes ilimitados sobre os nativos, formando a base social da colônia. A população indígena do Peru era agora obrigada a criar gado, galinhas e trabalhar na plantação e colheita das culturas agrícolas trazidas do velho mundo. Qualquer resistência era severamente punida, dando azo ao surgimento da alcunha leyenda negra aos espanhóis, pelo martírio a que impunham aos nativos.
Em 1541, Pizarro foi assassinado por uma facção liderada por Diego de Almagro (El Mozo), e a estabilidade do regime colonial foi abalada pela subseqüente guerra civil. No ano seguinte (1542) foi criado o Vice-reino do Peru, abrangendo quase todo o domínio espanhol nas Américas; mas que acabou se dividindo em 1717 com a criação do Vice-reino de Nova Granada e em 1776 com o surgimento do Vice-reino do Rio da Prata.
Em resposta aos conflitos internos que surgiram na província com a morte de Pizarro, a Espanha enviou à colônia em 1544 Blasco Núñez Vela, assentado como o primeiro vice-rei da região. Ele acabou sendo assassinado pelo irmão de Pizarro, Gonzalo Pizarro, mas logo um novo vice-rei foi colocado no poder, Pedro de la Gasca, que conseguiu restaurar rapidamente a ordem, capturando e executando Gonzalo Pizarro.
As cidades incas foram todas rebatizadas com nomes cristãos, e reconstruídas como vilas tipicamente espanholas, em torno de uma praça e catedral principais como centro da vila. Poucas cidades incas, como Cuzco, mativeram a maioria de suas construções nativas; enquanto outras vilas, como Huanuco Viejo, foram abandonadas por cidades em menor altitude, mais agradáveis aos espanhóis. A população indígena caiu drasticamente sob o domínio espanhol, e embora a invasão não tenha sido uma tentativa clara de genocídio, os resultados foram similares.
Uma vez estabelecido o Vice-reino do Peru, as incomensuráveis quantidades de ouro e prata retirados dos Andes enriqueceram os invasores, fazendo do Peru a principal fonte de riqueza espanhola em toda a América do Sul.
A cidade de Lima, fundada por Pizarro em 18 de janeiro de 1535 como "Cidade dos Reis", se tornou a capital do vice-reinado. Tornou-se uma poderosa cidade, com jurisdição sobre toda a América espanhola. Todas as riquezas coloniais passavem por Lima, no seu caminho ao istmo do Panamá, e de lá para Sevilha, Espanha. O resto da colônia era dependente de Lima, num modelo que se persevera até hoje no Peru. Por volta do século XVIII, Lima havia se tornado uma grande cidade, base de uma elite aristocrática, universidade e capital do império colonial.
Todavia, durante todo este período, os nativos não foram completamente suprimidos. Só no século XVIII houve 14 grandes revoltas nativistas, das quais as mais importantes foram a de Juan Santos Atahualpa, em 1742, e a de Tupac Amaru em 1780.
República do Peru
Independência da Espanha
A independência peruana foi o resultado de um lento processo de desentendimento entre a elite local (chamada elite criolla) e o Império espanhol. José de San Martín, da Argentina, proclamou a independência peruana da Espanha em 28 de julho de 1821, com as seguintes palavras: "...Deste momento em diante, o Peru é livre e independente, para o regozijo das vilas e pela justiça de Deus. Vida longa à pátria! Vida longa à liberdade! Vida longa à nossa independência!".
A emancipação peruana — que, como na maioria dos países, só fez mudar o domínio dos nativos da esfera real para o controle da elite local — foi finalmente completada em dezembro de 1824, quando o general Antonio José de Sucre derrotou as tropas espanholas na batalha de Ayacucho. A Espanha ainda tentou reaver suas colônias americanas, como fizeram na batalha de Callao, mas em 1879 acabou por reconhecer a independência peruana.
Disputas territoriais
Após a independência, o Peru e alguns de seus vizinhos se engajaram em intermitentes disputas territoriais. O maior dos desentendimentos se deu com o Chile, resultando na guerra do Pacífico (1879-1883). Aliado à Bolívia, e com as forças armadas em patente desvantagem em relação às forças chilenas, o Peru acabou derrotado, perdendo a província de Arica, ao sul do país. A perda do território e a ocupação do país pelos chilenos durante parte do conflito deixaram marcas na sociedade peruana que permanecem até hoje.
Em 1941, devido a desavenças na formalização da fronteira com o Equador, houve a Guerra Equador-peruana, aplacada pelo Protocolo do Rio. Os dois países voltaram a travar luta numa breve guerra em 1981, e de novo se enfrentaram na Guerra do Cenepa, em 1995. Em 1998 os governos de ambos países assinaram um histórico tratado de paz de demarcou claramente seus limites. No fim de 1999, os governos do Peru e do Chile implementaram o último artigo litigioso do tratado de 1929 que haviam assinado.
O século XX
Logo depois da Guerra do Pacífico, o governo peruano iniciou inúmeras reformas econômicas e sociais para se recuperar dos prejuízos da guerra.
Em 1894, Nicolás Piérola, aliou-se ao Partido Civil do Peru organizando guerrilhas com o intuito de ocupar Lima. Andrés Avelino Cáceres foi expulso e, em 1895, Piérola mais uma vez se tornou o presidente do Peru. Após um breve período, no qual o exército controlou o país, o regime civil reestabeleceu-se no mesmo ano com a eleição de Piérola. O seu segundo mandato completou-se em 1899 e distinguiu-se pela reconstrução de um Peru devastado, dando-se início a reformas fiscais, militares, religiosas e civis. Este período, que se estendeu até aos anos vinte do século XX, é chamado de "República Aristocrática", dado que a maioria dos presidentes que governaram o país pertenciam à elite social.
Em meados do século XX, Víctor Raúl Haya de la Torre (o fundador do APRA), juntamente com José Carlos Mariátegui (o líder do Partido Comunista Peruano), chefiavam as duas forças principais da política peruana. De ideologias opostas, ambos criaram os primeiros partidos políticos na tentativa de solucionar os problemas sociais e econômicos do país. Mariátegui faleceu jovem e Haya de la Torre foi eleito presidente por duas vezes, evitando sempre que o exército ganhasse o poder público.
O Presidente Bustamante y Rivero tentou criar um governo democrático, limitando o poder do exército e da oligarquia. Eleito com a cooperação do APRA, de imediato surgiu conflito com Haya de la Torre. Sem o apoio do APRA, Bustamante y Rivero viu a sua presidência severamente limitada. O Presidente licenciou o gabinete de Aprista e substituiu este por um principalmente militar. Em 1948, o Ministro Manuel A. Odría e outros elementos direitistas do Gabinete de Bustamante y Rivero, pediram a proibição do APRA, mas dada a recusa do Presidente, Odría pediu a sua resignação.
No dia 29 de outubro e num súbito golpe militar, o Gen. Manuel A. Odría tornou-se o novo Presidente. A presidência de Odría ficou conhecida como o Ochenio. Odría combateu ferozmente o APRA, agradando momentaneamente à oligarquia e a todos os outros à direita, mas também seguiu um curso populista que bastante o favoreceu perante as classes pobres e mais baixas. Uma economia próspera permitiu-lhe viciar-se em políticas sociais caras mas de agradáveis multidões. Porém, durante o seu regime, tanto os direitos civis foram severamente restringidos como a corrupção excessiva. Receou-se que a sua ditadura duraria indefinidamente.
Foi uma surpresa quando Odría permitiu novas eleições. Entretanto, Fernando Belaúnde Terry tinha começado a sua carreira política, e foi ele que conduziu a proposta submetida pela Frente Nacional da Mocidade Democrática. Quando a tábua de eleição nacional recusou aceitar a sua candidatura arquivando-a, ele dirigiu um volumoso protesto, e a notável imagem de Belaúnde caminhando com a bandeira foi celebrizada através de revista "Caretas", no artigo "Así Nacen Los Lideres" ("Assim Nascem os Líderes"), publicado no dia seguinte. Mas a candidatura de Belaúnde em 1956 acabaria frustrada, com o candidato da ala direitista, Manuel Prado Ugarteche, ganhando as eleições.
Belaúnde candidatou-se uma vez mais à presidência nas Eleições Nacionais de 1962, desta vez apoiado pelo seu próprio partido, Acción Popular. Os resultados estavam muito equilibrados e ele acabou em segundo lugar, depois de Víctor Raúl Haya, seguidor de de la Torre (APRA), por uma diferença de 14.000 votos. Considerando que nenhum dos candidatos conseguiu adquirir o mínimo estabelecido Constitucionalmente - de um terço dos votos - a escolha do Presidente teve de ser feita pelo Congresso. A longa relação antagônica entre o exército e o APRA incitou Haya de la Torre a fazer um trato com o precedente ditador Odría, que tinha ganho o terço, e que resultaria em Odria na Presidência num governo de coligação.
O século XX
Logo depois da Guerra do Pacífico, o governo peruano iniciou inúmeras reformas econômicas e sociais para se recuperar dos prejuízos da guerra.
Em 1894, Nicolás Piérola, aliou-se ao Partido Civil do Peru organizando guerrilhas com o intuito de ocupar Lima. Andrés Avelino Cáceres foi expulso e, em 1895, Piérola mais uma vez se tornou o presidente do Peru. Após um breve período, no qual o exército controlou o país, o regime civil reestabeleceu-se no mesmo ano com a eleição de Piérola. O seu segundo mandato completou-se em 1899 e distinguiu-se pela reconstrução de um Peru devastado, dando-se início a reformas fiscais, militares, religiosas e civis. Este período, que se estendeu até aos anos vinte do século XX, é chamado de "República Aristocrática", dado que a maioria dos presidentes que governaram o país pertenciam à elite social.
Em meados do século XX, Víctor Raúl Haya de la Torre (o fundador do APRA), juntamente com José Carlos Mariátegui (o líder do Partido Comunista Peruano), chefiavam as duas forças principais da política peruana. De ideologias opostas, ambos criaram os primeiros partidos políticos na tentativa de solucionar os problemas sociais e econômicos do país. Mariátegui faleceu jovem e Haya de la Torre foi eleito presidente por duas vezes, evitando sempre que o exército ganhasse o poder público.
O Presidente Bustamante y Rivero tentou criar um governo democrático, limitando o poder do exército e da oligarquia. Eleito com a cooperação do APRA, de imediato surgiu conflito com Haya de la Torre. Sem o apoio do APRA, Bustamante y Rivero viu a sua presidência severamente limitada. O Presidente licenciou o gabinete de Aprista e substituiu este por um principalmente militar. Em 1948, o Ministro Manuel A. Odría e outros elementos direitistas do Gabinete de Bustamante y Rivero, pediram a proibição do APRA, mas dada a recusa do Presidente, Odría pediu a sua resignação.
No dia 29 de outubro e num súbito golpe militar, o Gen. Manuel A. Odría tornou-se o novo Presidente. A presidência de Odría ficou conhecida como o Ochenio. Odría combateu ferozmente o APRA, agradando momentaneamente à oligarquia e a todos os outros à direita, mas também seguiu um curso populista que bastante o favoreceu perante as classes pobres e mais baixas. Uma economia próspera permitiu-lhe viciar-se em políticas sociais caras mas de agradáveis multidões. Porém, durante o seu regime, tanto os direitos civis foram severamente restringidos como a corrupção excessiva. Receou-se que a sua ditadura duraria indefinidamente.
Foi uma surpresa quando Odría permitiu novas eleições. Entretanto, Fernando Belaúnde Terry tinha começado a sua carreira política, e foi ele que conduziu a proposta submetida pela Frente Nacional da Mocidade Democrática. Quando a tábua de eleição nacional recusou aceitar a sua candidatura arquivando-a, ele dirigiu um volumoso protesto, e a notável imagem de Belaúnde caminhando com a bandeira foi celebrizada através de revista "Caretas", no artigo "Así Nacen Los Lideres" ("Assim Nascem os Líderes"), publicado no dia seguinte. Mas a candidatura de Belaúnde em 1956 acabaria frustrada, com o candidato da ala direitista, Manuel Prado Ugarteche, ganhando as eleições.
Belaúnde candidatou-se uma vez mais à presidência nas Eleições Nacionais de 1962, desta vez apoiado pelo seu próprio partido, Acción Popular. Os resultados estavam muito equilibrados e ele acabou em segundo lugar, depois de Víctor Raúl Haya, seguidor de de la Torre (APRA), por uma diferença de 14.000 votos. Considerando que nenhum dos candidatos conseguiu adquirir o mínimo estabelecido Constitucionalmente - de um terço dos votos - a escolha do Presidente teve de ser feita pelo Congresso. A longa relação antagônica entre o exército e o APRA incitou Haya de la Torre a fazer um trato com o precedente ditador Odría, que tinha ganho o terço, e que resultaria em Odria na Presidência num governo de coligação.
Restauração democrática para o Dia Presente
Durante os anos oitenta, cultivo de coca ilícita era estabelecido em áreas grandes no declive andino oriental. Movimentos insurgentes rurais, como o Caminho Lustrando (Sendero Luminoso, SL) e o Túpac Amaru Movimento Revolucionário (MRTA) aumentou durante este tempo e derivou apoio financeiro significante de alianças com o narcotraffickers.
Pelo maio 1980 eleições, Presidente Fernando Belaúnde Terry foi devolvido a escritório por uma pluralidade forte. Um das primeiras ações dele como Presidente era o retorno de vários jornais aos donos respectivos deles/delas. Em deste modo, liberdade de expressão fez um papel importante uma vez mais em políticas peruanas. Gradualmente, ele também tentou desfazer alguns dos efeitos mais radicais da Reforma Agrária iniciados por Velasco, e inverteu a posição independente que o Governo Militar de Velasco teve com os Estados Unidos.
O segundo termo de Belaúnde também era marcado com o apoio incondicional por Argentinian força durante a Guerra de Falklands com a Inglaterra em 1982. Belaúnde declarou aquele "Peru estava pronto para apoiar a Argentina com todos os recursos precisou." Isto incluiu vários lutador aplana e possivelmente pessoal da Força aérea peruana, como também navios, e times médicos. O governo de Belaunde propôs uma determinação de paz entre os dois países, mas o britânico rejeitou isto e lançou um ataque em um portador de Argentinian obsoleto que transporta tropas atrás para o continente, longe do Malvinas (Falkland) Ilhas, e fora da zona de exclusão Britânico-designada, centenas mortais de conscritos. Com respeito ao apoio de Chile de Inglaterra, Belaúnde pediu unidade americana latina.
Os problemas econômicos resmungões partidos em cima de do governo militar prévio persistiram, piorou por uma ocorrência do "El Niño" resistem fenômeno em 1982-1983 que causaram inundação difundida em algumas partes do país secas severas em outros, e dizimou as escolas de peixe de oceano que é um dos recursos principais do país. Depois de um começo promissor, a popularidade de Belaúnde corroeu debaixo da tensão de inflação, sofrimento econômico, e terrorismo.
Em 1985, a Aliança de Revolucionário Popular americana (APRA) ganhou a eleição presidencial, enquanto trazendo o Alan García a escritório. A transferência da presidência de Belaúnde para García no dia 28 de julho de 1985, foi a primeira troca de Peru de poder de um democratically elegeu o líder a outro em 40 anos.
Pela primeira vez na história de APRA, com uma maioria parlamentária o Alan García começou a administração dele com esperanças por um futuro melhor. Porém, malversação econômica conduziu a hiperinflação de 1988 a 1990. O termo de García em escritório era marcado por turnos de hiperinflação que alcançou 7,649% em 1990 e teve um total cumulativo de 2,200,200% entre 1985 de julho e 1990 de julho, enquanto desestabilizando profundamente assim a economia peruana.
Devido a tal inflação crônica, a moeda corrente peruana, o sol, foi substituída pelo Inti dentro meio-1985, o qual foi substituído o sol de nuevo ("sol novo") em 1991 de julho a qual tempo o sol novo teve um valor cumulativo de uma bilhão solas velhas. Durante a administração dele, a renda anual per capita de peruanos caiu a $720 (debaixo do nível de 1960) e o Produto Doméstico Total de Peru derrubou 20%. ao final do termo dele, estavam reservas nacionais um negativo $900 milhões.
A turbulência econômica do tempo acerbou tensões sociais no Peru e em parte contribuiu à elevação do movimento rebelde violento que Lustra Caminho. O García unsuccessfully de administração buscaram uma solução militar ao terrorismo crescente, enquanto cometendo violações de direitos humanos que ainda estão debaixo de investigação. Interessado sobre a economia, a ameaça terrorista crescente de Sendero Luminoso, e alegações de corrupção oficial, os eleitores escolheram matemático-virar-político relativamente desconhecido, Alberto Fujimori, como presidente em 1990.
Fujimori implementou medidas drásticas que fizeram inflação derrubar de 7,650% em 1990 a 139% em 1991. Enfrentado com oposição aos esforços de reforma dele, Fujimori dissolveu Congresso dentro o auto-golpe de 5 de abril de 1992. Ele revisou a constituição então; eleições congressionais novas chamadas; e implementou reforma econômica significativa, inclusive privatização de numerosas companhias nacionais, criação de um clima investimento-amigável, e administração sã da economia.
A administração de Fujimori estava obstinada através de vários grupos insurgentes, notavelmente Sendero Luminoso (Caminho Luminoso) que levou em uma campanha terrorista na zona rural ao longo dos anos oitenta. Ele rachou abaixo nos insurgentes e tinha êxito os suprimindo em grande parte antes dos recentes 1990s, mas a briga foi arruinada por atrocidades cometidas pela ambos segurança peruana força e os insurgentes: a Barrios Contraltos massacre e La Cantuta massacram por Governo grupos paramilitares, e os bombardeios de Tarata e Frecuencia Latina Lustrando Caminho. Esses exemplos chegaram a ser vistos como símbolos das violações de direitos humanos subseqüentemente cometido durante os últimos anos de violência. Com a captura de Abimael Guzmán (conhecido como Presidente Gonzalo) em 1992 de setembro, Lustrando Caminho recebem um sopro severo que praticamente destruiu a organização.
Em 1996 de dezembro, um grupo de insurgentes que pertencem ao MRTA assumiu a embaixada japonesa em Lima, enquanto levando 72 refém de pessoas. Comandos militares fizeram temporal em 1997 de maio a combinação de embaixada que resultou na morte de todos os 15 compradores de refém, um refém, e 2 comandos. Porém, emergiu depois pelo menos isso que oito dos rebeldes podem tinha sido matado depois de render, enquanto seguindo as ordens da segurança de Fujimori Vladimiro Montesinos principal.
A decisão constitucionalmente questionável de Fujimori para buscar um terceiro termo e vitória estragada subseqüente em junho 2000 tumulto político e econômico trazido. Um escândalo de suborno que quebrou só semanas depois que ele entrasse em cargo público em julho forçou Fujimori a chamar eleições novas nas quais ele não correria. O escândalo envolveu Vladimiro Montesinos que foi mostrado em uma radiodifusão vídea que suborna um político na televisão para mudar lados. Montesinos emergiu subseqüentemente como o centro uma teia vasta de atividades ilegais, inclusive desfalque, enxerte, droga traficando, como também violações de direitos humanos cometeram durante a guerra contra Sendero Luminoso.
Em 2000 de novembro, Fujimori resignou de escritório e exilou-se no Japão, enquanto tentava evitar as acusações de violações de direitos humanos e corrupção carrega pelas autoridades peruanas novas. O chefe de inteligência principal dele, Vladimiro Montesinos, o Peru fugido brevemente depois. Autoridades na Venezuela o prenderam em Caracas em 2001 de junho e o inverteram para autoridades peruanas; ele é prendido agora e carregou com atos de corrupção e violações de direitos humanos cometidos durante a administração de Fujimori.
Um governo de vigia presidiu em cima de por Valentín Paniagua assumiu a responsabilidade de administrar as eleições presidenciais e congressionais novas. As eleições foram seguradas em 2001 de abril; observadores consideraram que foram livre e feira. Alejandro Toledo (que conduziu a oposição contra Fujimori) derrotou Presidente Alan García anterior.
O governo eleito novo, entrou em cargo público 28 de julho de 2001. A Administration de Toledo tem consegue restabelecer algum grau de democracia para Peru que segue o autoritarismo e corrupção que infestaram o Fujimori e García os governos. Inocente injustamente tentados por tribunais de exército durante a guerra contra terrorismo (1980-2000) é permitido receber tentativas novas em tribunais de civil agora. Tentativas desses acusados de corrupção e conspiração nos procedimentos corruptos dos anos de Fujimori são underway.
Em 28 de agosto de 2003, a Verdade e Comissão de Reconciliação (CVR) que tinha sido carregado com estudar as raízes da violência do 1980-2000 período apresentou seu relatório formal ao Presidente. O Governo de Peru está pesando sua resposta agora às recomendações do CVR que os violadores de direitos humanos sejam tentados e que o objeto pegado de governo mede, em um pouco de moda, indenize partes da população que sofreu durante esses anos, peruanos principalmente rurais de ethnically descida índia.
Presidente Toledo foi forçada fez vários gabinete muda, principalmente com respeito a escândalos pessoais. Toledo está governando coalizão tem uma pluralidade em Congresso e tem que negociar um ad hoc base com outras festas para formar maiorias em propostas legislativas. A popularidade de Toledo nas votações sofreu ao longo do último ano, devido em parte para escândalos familiares e em parte para descontentamento entre trabalhadores com a parte deles/delas de benefícios do sucesso de macroeconomic de Peru. Depois que greves pelos professores e produtores agrícolas conduzidos a bloqueios de estrada de âmbito nacional em 2003 de maio, Toledo declarou um estado de emergência que suspendeu algumas liberdades civis e deu o poder militar para obrigar ordem em 12 regiões. O estado de emergência foi reduzido desde então a só as poucas áreas onde Lustrando Caminho estava operando. Os candidatos potenciais e as festas deles/delas já estão começando a manobrar com um olho nas 2006 eleições


Nenhum comentário:

Postar um comentário